sábado, 24 de junho de 2017

Análise: Mural da igrejinha - Luis Galeno.


Arquitetura Moderna. A parede externa é composta por azulejos. É o único trabalho figurativo de Athos Bulcao. O primeiro desenho de Alfredo Volpi, uma nossa senhora com o menino Jesus no colo, e os dois sem rosto, foi destruído. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, tentou recuperar a pintura original, mas destaca que não houve possibilidade. Então, escolheu o artista piauiense Francisco Galeno para fazer novos painéis. Na nova pintura, a santa no centro do altar é nossa senhora de Fátima sem rosto. Ela tem uma pipa no lugar das mãos. O rosário é um carretel de linha. A coroa é decorada com flores. Nas laterais, predomina a cor azul bem forte. Pipas e flores foram criadas para representar a alegria das crianças que teriam avistado a virgem Maria em Fátima, Portugal. Assim como Volpi, Galeno, em 2009, que, como Volpi, misturou o sagrado ao profano. As figuras estão sobre um tom de azul claro de razoável intensidade. A representação de pipas e flores, incorporando outras tonalidades, teria sido utilizada pelo artista para simbolizar a aparição de Nossa Senhora para as três crianças na cidade de Fátima, em Portugal. Apesar da similaridade entre a linguagem de Volpi e Galeno, a obra foi motivo de grande polêmica entre os fiéis que chegaram a articular um protesto por meio de um abaixo assinado. Mas, prevaleceu o bom senso. A criação de Galeno permanece como ornamento do interior. Falas da época da nova pintura do mural: - Como é que vai colocar uma pintura cheia de bandeirinha? Não é carnaval aqui dentro. Aqui não existe carnaval - diz a dona de casa Maria de Sousa./ -aqui não tem mais concentração, não tem mais intimidade com Nossa Senhora - reclama a dona de casa Terezinha Valença. - É o princípio de ser uma intervenção moderna, dentro de um monumento de uma arquitetura moderna. É isso que dá sentido a Brasília. É isso que dá sentido à cultura brasileira neste local - diz o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida.-Paciência. Procurei fazer uma coisa com sinceridade dentro da minha fé como cidadão e também como artista - defende o artista plástico Francisco Galeno.


Durante a restauração da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, em 2009, a obra de Volpi – figura I – foi substituída pelo painel criado por Francisco Galeno – figura II.

A partir dessas imagens, julgue os itens a seguir.(PÁS 3ªETAPA-2012)
1. As obras de Volpi e Galeno apresentam elementos de construção pictórica semelhantes e similaridade na linguagem utilizada, pois ambas se caracterizam pela representação marcante de formas geométricas, que se repetem sobre o fundo.
2. No painel criado por Galeno, a santa não tem rosto, recurso empregado para acentuar a importância da individualização e da figuração das imagens sacras.

Um comentário:

Meus ensaios e produções textuais

2023 MONOGRAFIA para conclusão da graduação Tecnologia em Gestão Pública no IFB  A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE, um estudo sob...