terça-feira, 11 de julho de 2017

Análise: Rhythm 05 - Marina Abramovic


Rhythm 5 (Ritmo 5), 1974 - Nesse trabalho (foto acima), realizado no Centro do Estudante de Belgrado, a artista armou no chão uma estrutura de madeira no formato de uma grande estrela, deitou-se em seu espaço interior, vazio, e ateou fogo. O "método Marina Abramovic", ou seja, uma série de exercícios desenvolvidos pela artista para explorar os limites do corpo e da mente - e o público poderá experimentá-los.

Marina Abramovic
Em 30 de novembro de 1946, Marina Abramovic nasceu no comunismo Belgrado, Jugoslávia. Aos 18 anos, seu pai (Vojo, que fazia parte da guarda de elite do marechal), deixou a família, deixando a mãe de Marina Danica cuidar dela e de seu irmão Velimir. A mãe de Marina apoiou fortemente o controle comunista e tornou-se muito rigorosa após a partida do marido. Ela era difícil e violenta no entanto, porque ela era uma historiadora de arte, ela sempre apoiava os interesses de Marina na arte. Marina foi estudante na Academia de Belas Artes em Belgrado de 1965 a 1970. Ela completou seus estudos de pós-graduação na Academia de Belas Artes de Zagreb, SR Croácia, em 1972. De 1973 a 1975, ela ensinou na Academia de Belas Artes em Novi Sad. E mais tarde mudou-se para Amsterdã.

Marina Abramovic concentra-se em performances que geralmente afetam fisicamente seu corpo e muitas vezes incluem a participação do público. Isso é feito para mostrar um senso de vulnerabilidade. Seu trabalho centra-se principalmente nos temas de confiança, resistência, limpeza, exaustão e partida. Nascer em um país comunista afetou enormemente Abramovic enquanto ela estava crescendo, é por isso que muito do seu trabalho se concentra na idéia de limpeza, representando a idéia de que ela está sendo limpa de seu passado comunista uma vez que ela deixou a Iugoslávia. Por exemplo, em sua peça intitulada “Rhythm 5” que ocorreu em 1974, (parte da série Rhythm), Abramovic fez uma performance em que ela cortou o cabelo e as unhas e as unhas e os jogou e os jogou em uma estrela soviética flamejante. Depois, ela se atirou na estrela para representar uma purificação e limpeza de seu passado, no entanto, quando ela se jogou, ela perdeu a consciência e foi tirada da performance. Como resposta a sua perda de controle no desempenho anterior, Abramovic criou outra peça intitulada "Rhythm 2" (1974), onde ela tomou medicação que fez com que seus músculos se contraíram violentamente durante 50 minutos, ela tomou outra medicação que relaxou completamente seus músculos Fazendo com que eles não respondessem, o desempenho terminou 6 horas depois, uma vez que a medicação desapareceu.

Entre 1976 e 1988, Abramovic começou a trabalhar com o artista alemão Ulay. Juntos, seu trabalho focalizou principalmente a identidade ego e artística, bem como a confiança e os relacionamentos. Na performance: "Respirando / Respirando" (1977), os dois artistas conectados nas bocas inalaram os respiros exalados uns dos outros até que ambos se tornaram inconscientes de respirar dióxido de carbono. Isso foi feito para explorar as ideias de dependência e absorção metafórica da vida de outra pessoa.

Sua peça mais recente foi em 2010 chamada "O Artista está presente", onde ela se sentou em uma mesa no MoMA e os membros da audiência podiam se sentar de frente para ela. Isso foi feito para estabelecer uma conexão emocional entre o artista e o espectador sem usar o idioma. Marina Abramovic está atualmente com sede em Nova York e atualmente está trabalhando no Instituto de Artes Marciais de Marina Abramovic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus ensaios e produções textuais

2023 MONOGRAFIA para conclusão da graduação Tecnologia em Gestão Pública no IFB  A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE, um estudo sob...