terça-feira, 11 de julho de 2017

Resolução: Questão PÁS 3ªETAPA (2011)- Portinari

QUESTÕES DO PÁS 3ªETAPA
Portinari é a figura-símbolo da modernidade possível num país periférico, e isso parece ser uma grave falha para os partidários da modernidade a todo custo, guiados por critérios analíticos de derivação formalista. (Annateresa Fabris. Candido Portinari. In: Artistas brasileiros. São Paulo: EDUSP, n.o 4, 1996, p. 14.)

O café sempre foi um tema recorrente nas obras literárias e na pintura de Portinari. Ele está na lembrança das famílias de imigrantes italianos que chegaram ao Brasil no final do século XIX, para trabalhar na colheita do café no interior de São Paulo. Portinari, por exemplo, cita vários versos escritos pelo pai em que o chamado ouro verde é lembrado, como o seguinte: “Saí das águas do mar e num pé de café nasci”. (Internet: .)
Athos Bulcão. Painel externo do edifício do Instituto de Artes (pormenor), 1998, Campus Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília.
Candido Portinari. Café, 1935, óleo sobre tela, 130 cm × 195 cm, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.
Candido Portinari. Paz, 1952-56, óleo sobre madeira, 1.400 cm × 953 cm, Organização das Nações Unidas, Nova Iorque.

Tendo como referência os textos e as figuras acima e os múltiplos aspectos a eles relacionados, julgue os itens:(3ªETAPA-2011)
1. Nas obras Café e Paz, Candido Portinari criou personagens individualizados, sem se preocupar com a tipificação de trabalhadores e da população oprimida, ou seja, com a constituição de uma imagem identitária de cunho ideológico-social.
2. Nos painéis de azulejos de Athos Bulcão, em Brasília, identifica-se um princípio analítico referente às combinações do aspecto formal de cada azulejo em um conjunto plástico.



Um comentário:

Meus ensaios e produções textuais

2023 MONOGRAFIA para conclusão da graduação Tecnologia em Gestão Pública no IFB  A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE, um estudo sob...