Ganhei esse livro em 2023, já tinha ouvido falar bem dele em rodas de conversas. Mas, demorei para começar sua leitura, devido a falta de tempo, mas, confesso que devia ter começado antes. Rsrs😁
Trata-se de um romance latino americano, a obra foi escrita por Isabel Allende Llona, escritora chilena/norte americana. A história se passa no Chile, começado por volta da década de 1920, porém a narrativa percorre praticamente boa parte do século XX, é possível perceber que o realismo é uma característica presente na escrita da autora nesta obra especificamente. A narrativa, inicia-se através da união de duas famílias poderosas da região, a família Del Valle e a família Trueba, com casamento de Esteban Trueba e Clara Del Valle.
Durante toda obra é destacado as características da sociedade dominada pelos princípios conservadores e pelo patriarcado, apresentados através do personagem Esteban Trueba. Da mesma maneira, apresenta a persistência dos valores da generosidade, altruísmo e do humanismo, apresentados através da personagem Clara Del Valle.
A obra apresenta comportamentos políticos costumeiros de grupos conservadores, ligados a prática agrícola. Apresentando suas atuações para manterem-se no poder daquele país, o que ocorreu e ocorre nos demais países latino-americanos, respeitando as especificidades de cada um. Além dessas analises, a publicação apresenta a cultura de dominação socioeconômica dos grandes latifundiários sobre os camponeses, que em sua maioria são oriundos dos povos originários dos territórios latino-americanos.
Igualmente, é apresentado a resistência camponesa através do personagem Pedro Terceiro, trabalhador do campo na fazenda da família Trueba. Personagem que se conscientiza de sua condição de explorado e dissemina seus conhecimentos para os outros trabalhadores camponeses nas rodas de conversa do campo.
Da união das famílias Del Valle e Trueba, Clara e Esteban tiveram três filhos: Blanca e os gêmeos Jaime e Nicolás. Jaime tornou-se médico, mas nunca ambicionou ganhar grandes montantes com a profissão, por isso exerceu sua profissão em uma emergência de hospital público, dedicando-se a atender pessoas sem recursos. Nicolás, passou a vida a buscar empreendimentos criativos e sua espiritualidade, também sem interesse em recursos financeiros.
E por fim, Blanca que, apaixona-se pelo camponês comunista e militante da causa, Pedro Terceiro García. Paixão mútua que iniciou-se na adolescência de ambos, enquanto conviviam na fazenda da família Trueba, Las três marias. Do fruto dessa paixão, nasce a pequena Alba, que na adolescência envolve-se com movimento estudantil universitário, resultando também em apaixonar-se por um estudante da militância de esquerda chilena.
Com passar dos anos a família com práticas nada convencionais leva o velho Esteban Trueba torna-se cada vez mais ranzinza e por vezes violento com sua família, inclusive com seu "grande amor", sua esposa Clara. A matriarca Clara era espiritualizada e praticava a vidência desde a adolescência, o que sempre impressionou tanto a família quanto as pessoas aos seu redor. Além da clarividência, criou os filhos sobre os valores da caridade e a expansão de cuidados espirituais para com todos que os buscassem.
A família ocupa os principais espaços políticos e sociais da região, Esteban torna-se senador e a história avança até os anos 1970, quando um golpe militar derruba o então eleito governo de esquerda, de Salvador Guillermo Allende Gossens (1908-1973), no qual governou o pais de 1970 à 1973.
O pequeno governo de Allende propõe mudanças circunstanciais no tocante a socialização da economia chilena, se estendendo ao plano de reforma agrária. Desta maneira, a posse das terras da família Trueba, a fazenda Las Três Marias, entra na socialização de terras do estado chileno, visto que foram habitadas historicamente pelos povos originários, que foram absorvidos pelo trabalho agrícola em troca de pouca ou nenhuma remuneração. No qual, o velho Esteban Trueba acreditava fazer um grande favor aos camponeses ao "dar-lhes" o que comer e uma casa para morar. E caso houvesse alguma reclamação dos camponeses sobre qualquer injustiça observada, eram respondidos com castigos físicos. Enfim, no governo Allende houve a proposta de mudança desse sistema de subjugação, por isso dá para entender durou tão pouco o governo.
Mesmo com toda influência externa política e os desejos políticos ligados a direita conservadora, o senador Esteban não conseguia ter a mesma influência dentro da própria casa. Sua esposa, filhos e neta seguiam caminhos opostos aos seus desejos. Os relacionamentos, as profissões e as atuações na sociedade sempre estavam ligadas a promoção da igualdade e a solidariedade.
A violência do golpe militar chega até a família, Jaime é assassinado pelos militares, Blanca e Pedro Terceiro se refugiam para não serem mortos. E a menina Alba, vai presa acusada de refugiar perseguidos políticos de esquerda. Após esses acontecimentos e assistir a derrocada de sua família e da democracia, o velho Esteban Trueba, que havia apoiado o golpe militar, percebe que seu cargo de senador e seu poder econômico não servia mais para nada dentro de um regime ditatorial.