2023
MONOGRAFIA para conclusão da graduação Tecnologia em Gestão Pública no IFB
Resumo: No Brasil, a desigualdade é uma naturalização da violência cotidiana vivida por homens e mulheres, influenciada por gênero, raça e classe. É fundamental considerar a interconexão dessas disparidades e a necessidade de incluir e priorizar os grupos marginalizados na compreensão de suas perspectivas e interpretações da realidade. A educação desempenha um papel crucial na promoção da igualdade e no combate à desigualdade, e professoras(es) e estudantes são protagonistas na mediação do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar o lugar da diversidade no currículo dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Brasília (IFB), com foco na integração das questões da diversidade no currículo e no alinhamento com as diretrizes curriculares nacionais para a formação de docentes da educação básica. Este estudo qualitativo utilizou a análise documental a partir de uma perspectiva interseccional, priorizando as categorias de gênero, raça e classe.
Palavras-chave: formação de professores; interseccionalidade; licenciatura; Instituto Federal de Brasília.
_________________________________________
2023
Artigo para conclusão da disciplina Finanças Públicas
Finanças Públicas do Município de Formosa de Goiás
Resumo: Formosa, município
de Goiás, tem uma história que remonta a 1843, evoluindo significativamente com
a proximidade a Brasília. É parte da RIDE - Região Integrada de Desenvolvimento
Econômico - próximo à capital. Apesar da forte atividade agropecuária, muitos
residentes trabalham em Brasília. A cidade enfrenta um perfil de dormitório
devido à proximidade com a capital. Rica em atrativos naturais, como cachoeiras
e sítios arqueológicos, destaca-se a cachoeira do Itiquira, uma das mais altas
da América Latina. A lagoa Feia e sítios arqueológicos como Toca da Onça e do
Bisnau também são notáveis. A pesquisa abordará a história de Formosa, os
desafios sociais e econômicos, e examinará suas finanças em busca de soluções
para os problemas da região.
Palavras-chave: Formosa, problemas sociais e finanças.
____________________________________________
2021
Artigo para conclusão da disciplina Gestão da Informação no IFB
Tecnologias digitais de informação e comunicação no Instituto Federal de Brasília.
Resumo: Este trabalho investigou Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs no contexto escolar. O objetivo foi reconhecer as possibilidades e desafios das tecnologias digitais de informação e comunicação para o ensino-aprendizagem no ensino superior. Através do estudo de caso da Instituição de ensino superior: Instituto Federal de Brasília foi possível desenvolver os seguintes objetivos específicos: conceituar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Pesquisar as contribuições dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVAs: moodle e google sala de aula, para ensino-aprendizagem no Instituto Federal de Brasília e apresentar as possibilidades e desafios para o ensino-aprendizagem com utilização das TDICs. A pesquisa foi conduzida pelo método qualitativo, através de revisão bibliográfica, com objeto de estudo conduzido por estudo de caso e exame dos resultados por meio de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que houve aspectos positivos na utilização das TDICs no Instituto Federal do Brasil. De modo que foi possível mitigar os prejuízos ao ensino aprendizagem no período pandêmico da COVID-19, através da possibilidade e fomento da utilização dos AVAs e do auxílio econômico para aquisição de tecnologias ao estudo remoto. Por fim, a pesquisa demonstrou que a revolução tecnológica concentrada nas tecnologias da informação está remodelando a base material da educação, dessa forma os desafios de formação ao uso das TDICs estão para toda comunidade escolar do ensino superior.
Palavras-chave: Cibercultura. tecnologias educacionais. educação. ensino-aprendizagem.
_______________________________________________
2020
Artigo para conclusão de especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital pela UFRB
CIDADANIA E CIBERATIVISMO NO BRASIL: o papel dos ciberespaços no exercício da cidadania.
Resumo: A cidadania no Brasil foi cerceada pelos regimes políticos vivenciados no país. Mas, atualmente direitos políticos e sociais são reivindicados contidamente, através da organização da sociedade civil. Com a democratização da internet, dos computadores e das comunicações nos ciberespaços, a população se organiza e se manifesta através desses espaços. Uma das organizações civis nos ciberespaços marcantes são os movimentos sociais que atuam com as campanhas político-sociais para mobilizar a sociedade, essa interação é chamada de ciberativismo. O ciberativismo é caracterizado por campanhas através das Hastags “#” que geram links de denúncias, manifestações e organizações em rede. Assim, pessoas e grupos usam ferramentas virtuais para debater e expor demandas individuais e coletivas. Portanto, a prática do ciberativismo nos ciberespaços de realizar, motivar e divulgar causas políticas e sociais vem de encontro a demandas da população alijada pela cidadania histórica brasileira. Esta revisão bibliográfica procura descrever como os ciberespaços e o ambiente virtual contribuem no desenvolvimento da cidadania.
Palavras-chave: Cidadania no Brasil. Ciberespaços. Ciberativismo.
________________________________________
2016
Resenha do documentário: Como se fosse da família e do filme capitão Fantástico na Revista pedagógica: Materialismo Histórico Dialético, pela Universidade Estadual do Goiás.
Revista Pedagógica: Materialismo Histórico Dialético - UEG
Resumo: documentário Como se fosse da família, dirigido por Alice Riff e Luciano Onça, com 13 minutos foi lançado em 2013 mundialmente. Neste filme, duas empregadas domésticas que passaram a vida trabalhando para mesma família de classe média brasileira falam sobre sentimentos, vínculos familiares, trabalho e direitos. O longa Capitão Fantástico lançado em 2016 nos EUA, com duração de 118 minutos, direção e roteiro de Matt Ross gira em torno de Bem (Viggo Mortensen) - O capitão, que cria seus seis filhos na mata; ensina técnicas de sobrevivência na floresta e a educação que é familiar baseada em literaturas socialistas libertárias que apresenta como ícone Noam Chomsky.
_________________________________________
2014
Pôster apresentado no I seminário de História Medieval em 2014, resumo publicado na página 77
TÍTULO DO PÔSTER: Gênero no Cristianismo Antigo
RESUMO: O movimento cristão que no início enfrentou a grande Roma hoje se tornou o império de disseminação de discriminações. Conhecer a não predominância na liderança masculina dentro do cristianismo antigo objetiva abrir uma nova cosmovisão fora da lógica patriarcal da analise textual. O Presente artigo analisa de forma exegética feminista o texto canônico bíblico de Lucas 10. Procura dar uma nova visão da atuação das mulheres no movimento cristão. A contraproposta em face de massa de comentaristas fundamentalistas monstra que as mulheres tiveram uma atuação legítima dentro do movimento e que não eram somente espectadoras.
PALAVRAS-CHAVE: Cristianismo Antigo, Exegese, Feminismo, Hermenêutica e Diaconia.
_______________________________________
2013
Artigo produzido como requisito para conclusão da disciplina Gênero e Etnia no Cristianismo Antigo, na Especialização em Cristianismo Antigo - UNB
Gênero e Etnia no Cristianismo Antigo
Resumo: O movimento cristão que no início enfrentou a grande Roma hoje se tornou o império de disseminação de discriminações. Conhecer a não predominância na liderança masculina dentro do cristianismo antigo objetiva abrir uma nova cosmovisão fora da lógica patriarcal da analise textual. O Presente artigo analisa de forma exegética feminista o texto canônico bíblico de Lucas 10. Procura dar uma nova visão da atuação das mulheres no movimento cristão. A contraproposta em face de massa de comentaristas fundamentalistas monstra que as mulheres tiveram uma atuação legítima dentro do movimento e que não eram somente espectadoras.
Palavras-Chave: Cristianismo Antigo, Exegese, Feminismo, Hermenêutica e Diaconia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário