domingo, 18 de agosto de 2024

Em Busca de Mim - Viola Davis


É uma biografia escrita pela própria autora, Viola Davis, na qual, ela narra desde o seu nascimento até torna-se uma atriz reconhecida internacionalmente. Inicia-se contextualizando a pobreza em que vivem muitas pessoas dos Estados Unidos da América. Viola e sua família são todas negras retintas, moram em um conjunto habitacional popular, no qual os apartamentos são cedidos pelo governo de seu Estado, Rhod Island, para famílias em vulnerabilidade social. 

O apartamento é entregue a sua família caindo aos pedaços e assim permanece por todo período em que Viola morou nele, ou seja, até o início da idade adulta. Sua família era muito pobre e permanentemente estavam mobilizados em suprir a principal necessidade da família, a alimentação. O apartamento não tinha aquecedor, localizado no bairro de Central Falls, região norte dos EUA, onde as temperaturas no inverno chegam a 2ºC podendo cair para -5ºC ou mais. Neste sentido, o sofrimento era intenso para Viola e sua família, além do frio intenso, o apartamento era cheio de buracos e rachaduras nas paredes, o que causava infestações de insetos e ratos dentro da moradia. 

Seus pais sobreviviam de benefícios sociais governamentais de Central Falls, o que não era suficiente para sobrevivência de todos, visto que, a família era composta por oito pessoas, o pai, a mãe e 6 filhos contando com Viola. Neste sentido, seus pais saiam em busca de empregos temporários e na maioria das vezes precários, que no Brasil chamamos de Bicos, para complementar o sustento da família. Seus pais não tinham instrução escolar suficiente e nem qualificação profissional formal, o que os impendiam de estarem em trabalhos mais consistentes. Nessas idas e vindas de seu pai ao trabalho e fuga da realidade, ele torna-se alcoólico, o que potencializava a violência doméstica dentro de casa.  

Viola então retrata, vários episódios de sua infância em que presenciava a violência física de seu pai contra sua mãe, onde ela e seus irmãos permaneciam imobilizados pela violência doméstica, mas também pela dependência socioeconômica. Toda essa situação, trouxe reflexos nas vivências sociais de Viola. Principalmente na escola, onde constantemente estava com roupas velhas e sujas, visto que a própria Viola as lavava, mas por ter poucas peças de roupa e serem lavadas a mão com água não aquecida em uma região muito fria, as roupas estavam sempre húmidas e com mal cheiro por não ter a devida secagem. A autora apresenta diversos episódios de constrangimento público, por estar com cheiro de urina e roupas úmidas na escola. 

Entao, Viola torna-se arredia desde pequena, pois os outros estudantes da escola a repudiavam pela pobreza extrema, que era explicitada em suas roupas, cheiro e fome constante. A pobreza de Viola era na maioria das vezes associada a sua negritude, onde os estudantes demonstravam o racismo através de violência física, perseguições e xingamentos onde relacionava seu cheiro, cabelo e roupas a sua negritude. Vale destacar, que o racismo não era apenas exposto apenas pelos estudantes, mas também por professores e demais profissionais da escola. 

Porém, na escola que Viola começa a sonhar em trabalhar como atriz, onde participa de uma peça amadora na escola.  Logo após um professor a incentiva a participar de uma competição externa de teatro, Viola fica receosa, afinal não tinha dinheiro para inscrição da competição e pouca alto estima em acreditar no seu talento. Porém, o professor paga a inscrição e após esse concurso, Viola se inscreve em um curso de atuação no qual foi financiado através de bolsa. 

Depois de formada na escola, o sonho de Viola é forma-se atriz em uma das melhores escolas de atores dos EUA, porém achava impossível, mas ela insiste e mesmo diante das dificuldades econômicas, entra em uma das melhores escolas de teatro dos EUA, Rhode Island College, na qual, precisou de bolsas de estudo e realizar trabalhos no contraturno aos estudos para permanecer estudando. 

Da mesma forma que Viola sofreu racismo na escola, ela relata o racismo velado e muitas vezes explicito dentro das escolas de teatro e nas seleções de atores para peças, filmes ou programas televisivos. Nos quais, para as mulheres negras nunca é cogitado os papéis principais, sobrando os papeis de domésticas ou mulheres ultra sexualizadas estereotipadas pela negritude. Igualmente quando conseguem um papel sem essas marcas sociais, suas atuações são com falas reduzidas e pouca importância dentro de cena. 

Viola passa por muitos percalços quando torna-se atriz, visto que, mesmo formada em uma das melhores escolas de teatro de sua região, e sendo selecionada para papéis em peças teatrais, os salários do início de sua carreira eram baixos. No entanto, as peças geralmente aconteciam em cidades com mais holofotes, o que tornava os alugueis caros, neste sentido muitas vezes Viola morava em apartamentos cedidos por outros atores, ou dividia alugueis com outros atores na mesma situação. Apartamentos esses que muitas vezes relembravam o sabor da pobreza de sua infância. 

Mas, ela continuou a insistir em sua vida profissional, e posteriormente depois de um caminho árduo progrediu profissionalmente, com atuações em peças, filmes e séries de renome, com atores historicamente respeitados nos EUA, o que resultou em estar no mesmo patamar que esses atores. 

Somado a essa progressão profissional, Viola sempre ajudou sua família financeiramente e deu auxílio emocional a seus pais e irmãos. As reflexões da obra são relevantes, no tocante em que destaca, que ela tinha sérias dificuldades de acreditar em si mesma, de ter um parceiro amoroso que a respeitasse, de ser profissionalmente bem sucedida e de ter uma vida estável financeiramente e emocionalmente. Nos levando a concluir como o racismo, a pobreza e as violências a afetaram. E para finalizar o livro, ela relata sua reconciliação interna com o passado, onde aprendeu a ter mais empátia com as falhas de seus pais. Da mesma maneira, acreditou e concretizou se relacionar um homem que a respeitasse, na qual ela constituiu uma família e posteriormente adotaram uma menina. 






sexta-feira, 28 de junho de 2024

A Casa dos Espíritos - Isabel Allende


Ganhei esse livro em 2023, já tinha ouvido falar bem dele em rodas de conversas. Mas, demorei para começar sua leitura, devido a falta de tempo, mas, confesso que devia ter começado antes. Rsrs😁

Trata-se de um romance latino americano, a obra foi escrita por Isabel Allende Llona, escritora chilena/norte americana. A história se passa no Chile, começado por volta da década de 1920, porém a narrativa percorre praticamente boa parte do século XX, é possível perceber que o realismo é uma característica presente na escrita da autora nesta obra especificamente. A narrativa, inicia-se através da união de duas famílias poderosas da região, a família Del Valle e a família Trueba, com casamento de Esteban Trueba e Clara Del Valle. 

Durante toda obra é destacado as características da sociedade dominada pelos princípios conservadores e pelo patriarcado, apresentados através do personagem Esteban Trueba. Da mesma maneira, apresenta a persistência dos valores da generosidade, altruísmo e do humanismo, apresentados através da personagem Clara Del Valle. 

A obra apresenta comportamentos políticos costumeiros de grupos conservadores, ligados a prática agrícola. Apresentando suas atuações para manterem-se no poder daquele país, o que ocorreu e ocorre nos demais países latino-americanos, respeitando as especificidades de cada um. Além dessas analises, a publicação apresenta a cultura de dominação socioeconômica dos grandes latifundiários sobre os camponeses, que em sua maioria são oriundos dos povos originários dos territórios latino-americanos. 

Igualmente, é apresentado a resistência camponesa através do personagem Pedro Terceiro, trabalhador do campo na fazenda da família Trueba. Personagem que se conscientiza de sua condição de explorado e dissemina seus conhecimentos para os outros trabalhadores camponeses nas rodas de conversa do campo. 

Da união das famílias Del Valle e Trueba, Clara e Esteban tiveram três filhos: Blanca e os gêmeos Jaime e Nicolás. Jaime tornou-se médico, mas nunca ambicionou ganhar grandes montantes com a profissão, por isso exerceu sua profissão em uma emergência de hospital público, dedicando-se a atender pessoas sem recursos. Nicolás, passou a vida a buscar empreendimentos criativos e sua espiritualidade, também sem interesse em recursos financeiros. 

E por fim, Blanca que, apaixona-se pelo camponês comunista e militante da causa, Pedro Terceiro García. Paixão mútua que iniciou-se na adolescência de ambos, enquanto conviviam na fazenda da família Trueba, Las três marias. Do fruto dessa paixão, nasce a pequena Alba, que na adolescência envolve-se com movimento estudantil universitário, resultando também em apaixonar-se por um estudante da militância de esquerda chilena.    

Com passar dos anos a família com práticas nada convencionais leva o velho Esteban Trueba torna-se cada vez mais ranzinza e por vezes violento com sua família, inclusive com seu "grande amor", sua esposa Clara. A matriarca Clara era espiritualizada e praticava a vidência desde a adolescência, o que sempre impressionou tanto a família quanto as pessoas aos seu redor. Além da clarividência, criou os filhos sobre os valores da caridade e a expansão de cuidados espirituais para com todos que os buscassem. 

A família ocupa os principais espaços políticos e sociais da região, Esteban torna-se senador e a história avança até os anos 1970, quando um golpe militar derruba o então eleito governo de esquerda, de Salvador Guillermo Allende Gossens (1908-1973), no qual governou o pais de 1970 à 1973.

O pequeno governo de Allende propõe mudanças circunstanciais no tocante a socialização da economia chilena, se estendendo ao plano de reforma agrária. Desta maneira, a posse das terras da família Trueba, a fazenda Las Três Marias, entra na socialização de terras do estado chileno, visto que foram habitadas historicamente pelos povos originários, que foram absorvidos pelo trabalho agrícola em troca de pouca ou nenhuma remuneração. No qual, o velho Esteban Trueba acreditava fazer um grande favor aos camponeses ao "dar-lhes" o que comer e uma casa para morar. E caso houvesse alguma reclamação dos camponeses sobre qualquer injustiça observada, eram respondidos com castigos físicos. Enfim, no governo Allende houve a proposta de mudança desse sistema de subjugação, por isso dá para entender durou tão pouco o governo.  

Mesmo com toda influência externa política e os desejos políticos ligados a direita conservadora, o senador Esteban não conseguia ter a mesma influência dentro da própria casa. Sua esposa, filhos e neta seguiam caminhos opostos aos seus desejos. Os relacionamentos, as profissões e as atuações na sociedade sempre estavam ligadas a promoção da igualdade e a solidariedade. 

A violência do golpe militar chega até a família, Jaime é assassinado pelos militares, Blanca e Pedro Terceiro se refugiam para não serem mortos. E a menina Alba, vai presa acusada de refugiar perseguidos políticos de esquerda. Após esses acontecimentos e assistir a derrocada de sua família e da democracia, o velho Esteban Trueba, que havia apoiado o golpe militar, percebe que seu cargo de senador e seu poder econômico não servia mais para nada dentro de um regime ditatorial.

Em Busca de Mim - Viola Davis

É uma biografia escrita pela própria autora, Viola Davis, na qual, ela narra desde o seu nascimento até torna-se uma atriz reconhecida inter...